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Correios iniciam atendimento presencial para resolver descontos indevidos no INSS

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Correios iniciam atendimento presencial para resolver descontos indevidos no INSS

O atendimento em mais de cinco mil agências é para verificar e contestar descontos associativos em benefícios.

Por: Salvador Notícias

Foto: Agência Brasil

A partir desta sexta-feira (30/05), aposentados e pensionistas de todo o país podem contar com atendimento presencial nas agências dos Correios para resolver problemas relacionados a descontos associativos não autorizados em seus benefícios. A medida foi criada especialmente para pessoas com dificuldade de acesso aos canais digitais, como o aplicativo Meu INSS ou a Central 135.

O serviço está disponível em mais de cinco mil agências e já começou com grande procura. Logo nas primeiras horas do dia, beneficiários foram recebidos com prioridade, segurança e acolhimento por equipes treinadas. 

Até o início da tarde desta sexta-feira, mais de 40 mil pessoas já haviam sido atendidas em todo o país.

Quem deve procurar esse atendimento?

O atendimento presencial é voltado para quem tem dificuldade de usar celular, computador ou acessar a internet. No entanto, os canais preferenciais continuam sendo o aplicativo Meu INSS, o site do INSS e a Central 135. Se o beneficiário já realizou a solicitação por algum desses meios, não é necessário comparecer a uma agência.

Como localizar uma agência dos Correios?

A busca pode ser feita pelos sites do INSS, dos Correios ou por meio da Central 135.

O que os beneficiários poderão fazer na agência dos Correios?

Consultar se houve algum desconto no seu benefício;

Contestar descontos não autorizados;

Confirmar se algum desconto foi autorizado;

Acompanhar o resultado da contestação (após 15 dias úteis);

Analisar documentos enviados por associações;

Receber protocolo de atendimento com orientações para continuar acompanhando pelo 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.

O atendimento é gratuito, com prioridade e segurança, feito por equipes treinadas. Há prioridade garantida aos aposentados e pensionistas nas agências com sistema de gestão de filas ou guichês exclusivos.

O segurado deve apresentar apenas um documento oficial de identificação. Caso não possa comparecer, pode nomear um representante legal com procuração autenticada (válida apenas para consulta).

O atendimento será feito numa plataforma específica, independente da base de dados dos benefícios, garantindo a proteção das informações.

Precisa correr para ser atendido?

Não precisa ter pressa. O atendimento vai continuar disponível, sem prazo final para pedir a devolução de valores. Você será atendido com tranquilidade, sem necessidade de ir logo nesses primeiros dias.

Cuidado com os golpes

Ninguém do INSS ou dos Correios está autorizado a ir até sua casa para oferecer esse serviço. O atendimento é feito apenas:

Pelo aplicativo Meu INSS

Pelo site do INSS

Pela Central 135

E, agora, presencialmente, nas agências dos Correios.

Em caso de dúvida, os beneficiários podem procurar os canais oficiais antes de tomar qualquer decisão.

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