Correios iniciam atendimento presencial para resolver descontos indevidos no INSS
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Correios passam a oferecer atendimento para contestação de descontos indevidos em benefícios do INSS
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Parceria permitirá serviço gratuito em mais de 5 mil agências em todo o país.
Por: Salvador Notícias
Foto: Divulgação
A partir de sexta-feira (30), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão consultar, contestar e acompanhar a análise de descontos indevidos em seus benefícios diretamente nas agências dos Correios. A iniciativa contempla mais de 5 mil unidades próprias habilitadas em todos os estados, ampliando significativamente a rede de atendimento presencial ao público beneficiário do INSS.
A parceria entre os Correios e o INSS tem como objetivo principal garantir a inclusão social e assegurar um atendimento humanizado, seguro e gratuito, especialmente em localidades que não dispõem de unidades físicas do instituto. Além disso, fortalece o papel dos Correios como agente público no combate às fraudes que prejudicaram milhares de cidadãos idosos.
De acordo com o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, a estatal reforça, com esta iniciativa, sua vocação social e seu compromisso com o interesse público:
“Essa parceria reforça a vocação social dos Correios, que, com sua capilaridade, infraestrutura pública instalada e equipes preparadas, atuam como um verdadeiro braço do governo federal, a serviço da população. Estamos prontos para oferecer soluções que levem segurança, dignidade e acesso aos direitos fundamentais para todos, especialmente para aqueles que mais precisam”, declarou.
O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, salientou que a medida visa assegurar que nenhum cidadão fique impossibilitado de contestar descontos indevidos em seus benefícios:
“Estamos ampliando o acesso, reduzindo barreiras e oferecendo um caminho mais direto para resolver o problema dos descontos indevidos que lesaram aposentadas e aposentados brasileiros”.
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, destacou que a ação integra um esforço concentrado do Governo Federal para atender os aposentados e pensionistas afetados por essas fraudes:
“Os Correios se somam neste grande compromisso do governo para que nenhum aposentado fique no prejuízo. Vamos ampliar o atendimento, fazer um atendimento olho no olho e alcançar aqueles que são mais vulneráveis, que não têm acesso à tecnologia ou que, por outro motivo, queiram receber auxílio presencial.”
Segurança e proteção de dados
A prestação do serviço será realizada exclusivamente por profissionais capacitados e nas unidades próprias dos Correios. Todos os dados dos beneficiários serão tratados em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), assegurando sigilo, rastreabilidade e proteção das informações.
Atendimento em localidades sem agências habilitadas
Para as regiões ainda não contempladas por agências habilitadas, estão sendo organizadas ações itinerantes e mutirões de atendimento, com o objetivo de garantir o acesso universal ao serviço.
A relação completa das agências dos Correios aptas a realizar o atendimento está disponível no site oficial da instituição.
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