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Salvador
O avanço foi verificado na segunda-feira (21) durante visita técnica do governador Jerônimo Rodrigues.
Por: Salvador Notícias
Foto: Matheus Landim/GOVBA
As obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador atingiram 18% de execução no Trecho 1, que liga a Estação da Calçada à Ilha de São João. O avanço foi verificado nessa segunda-feira (21) durante visita técnica do governador Jerônimo Rodrigues, que esteve no local acompanhado do diretor de obras da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eracy Lafuente.
Durante a inspeção, o governador destacou o compromisso do Governo do Estado com a entrega da primeira etapa do projeto, ressaltando a importância da parceria com o Governo Federal para a viabilização da obra. “Este é um recurso proveniente de uma parceria com o governo federal, com investimentos tanto do PAC quanto do governo do presidente Lula. Nosso compromisso com a população do Subúrbio é entregar este trecho com celeridade”, afirmou Jerônimo.
Segundo a CTB, já foram implantados 1,6 quilômetros de via permanente — um marco considerado inédito para obras ferroviárias no país em um intervalo de menos de nove meses. De acordo com Lafuente, a meta é ousada: “Queremos ter uma linha de teste com até 4 quilômetros ainda em dezembro, para iniciar os testes com os trens antes do início da operação”.
Com capacidade para transportar cerca de 100 mil passageiros por dia, o VLT é conduzido pela CTB, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). O sistema contará com aproximadamente 36 quilômetros de extensão e 34 paradas, com investimento estimado em R$ 5 bilhões.
Três trechos simultâneos
O projeto do VLT está dividido em três trechos, cujas obras são executadas simultaneamente por diferentes consórcios:
Trecho 1 (Calçada – Ilha de São João): 16,7 km de extensão, 17 paradas e a Estação Calçada. Responsável: Consórcio Expresso Mobilidade Salvador.
Trecho 2 (Paripe – Águas Claras): 9,2 km e 8 paradas, com integração ao Sistema Metroviário de Salvador (SMSL) em Águas Claras. Responsável: Consórcio VLT Lote 2.
Trecho 3 (Águas Claras – Piatã): 10,5 km e 9 paradas, com integração ao SMSL no Bairro da Paz. Responsável: Consórcio Bahia Atlântico.
A execução simultânea dos trechos permite otimizar o cronograma e garantir o avanço contínuo das obras.
Geração de empregos
Além de melhorar a mobilidade urbana, o VLT do Subúrbio também tem impacto positivo na economia local. Estima-se que o projeto gere cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos durante o pico das intervenções, contribuindo para a geração de renda e dinamização da economia baiana.
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