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“Tenho meu dinheiro preso e preciso pagar minhas contas”, dizem clientes que tiveram contas canceladas pelo Nubank

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“Tenho meu dinheiro preso e preciso pagar minhas contas”, dizem clientes que tiveram contas canceladas pelo Nubank

Usuários denunciam falta de comunicação e demora na liberação de dinheiro após encerramento das contas.

Por: Salvador Notícias

Foto: Adobe Stock

Clientes do Nubank têm reclamado nas redes sociais e em páginas de reclamação sobre cancelamentos repentinos de suas contas, sem qualquer aviso ou justificativa prévia, o que tem gerado apreensão diante do bloqueio do acesso ao saldo disponível.

“Cancelou minha conta repentinamente e segurou todo meu salário na conta. Tenho problemas de saúde e preciso comprar medicamentos e estou com meu dinheiro todo preso”, relata uma cliente. Outra usuária reclama: “Cancelaram minha conta sem mais nem menos do nada! Quero meu dinheiro.” Um terceiro cliente complementa: “Tive minha conta PF [pessoa física] e PJ [pessoa jurídica] canceladas sem motivo algum! E meu dinheiro está nas contas canceladas, isso é roubo. Preciso pagar minhas contas e meu dinheiro está preso no banco. Não temos suporte nenhum do banco.”

Entre os casos está o do baiano Leandro Jesus França, que está com R$ 10 mil retidos desde que teve sua conta cancelada na semana passada. Ele explica que recebeu um Pix de pouco mais de R$ 10 mil, referente à primeira parcela de um acordo trabalhista contra a empresa da qual foi demitido no ano passado, valor este que faz parte de um total de R$ 60 mil.

“Quando entrou o dinheiro, 20 minutos depois o Nubank bloqueou minha conta e depois mandou e-mail dizendo que minha conta foi cancelada. Entrei em contato com o banco dizendo que minha conta foi cancelada sem motivo algum e falaram que era para aguardar três dias”, conta Leandro.

Após o prazo, sem retorno, o cliente registrou reclamação no Banco Central e entrou em contato com a ouvidoria da fintech. “Tem mais de R$ 10 mil presos na conta”, afirma. Segundo ele, o banco informou que enviaria um e-mail solicitando documentação para transferir o valor restante, mas isso não ocorreu. “Eu liguei, o atendente não sabe explicar, passar informações. Pediu para eu enviar e-mail com dados da minha conta explicando que queria meu dinheiro de volta.” Leandro já encaminhou os dados de uma conta no Itaú para que o valor seja transferido e afirma que “tem gente esperando mais de 20 dias para receber o dinheiro”.

Em seu site, o Nubank informa que pode cancelar contas unilateralmente por diversos motivos, como suspeita de fraude, uso da conta em desacordo com as regras, inatividade prolongada, restrições cadastrais ou creditícias, irregularidades graves nas informações fornecidas, ou uso indevido de propriedade intelectual da empresa. Também consta que o banco pode encerrar a conta se o cliente utilizar “palavras ou materiais ofensivos no relacionamento com o Nubank ou seus representantes”.

O contrato do banco digital prevê que o encerramento da conta pode ocorrer com aviso prévio de cinco dias, “sem a necessidade de especificar o motivo”. O cliente deve informar seus dados bancários para receber eventual saldo remanescente, “deduzidas eventuais tarifas devidas”, mas não há prazo definido para a devolução dos valores.

Procurado, o Nubank afirmou, em nota, que “para preservar o sigilo bancário, não comenta casos específicos, mas entramos em contato direto com o cliente para prestar os esclarecimentos necessários”.

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