Atenção Humanizada passa a ser princípio legal do SUS com nova lei sancionada
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Saúde
Atualmente, cerca de 67 mil procedimentos aguardam na fila de regulação.
Por Salvador Notícias
Foto: Tiago Pacheco
A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), deu início nesta segunda-feira (28) ao programa Lauro Fila Zero, iniciativa que tem como objetivo zerar a fila de espera por consultas e exames na rede pública de saúde do município. Atualmente, cerca de 67 mil procedimentos aguardam agendamento através do sistema de regulação.
A primeira etapa do programa foi iniciada no bairro de Itinga, que concentra a maior demanda reprimida, com mais de 33 mil procedimentos cadastrados. A estrutura montada em frente à Unidade de Saúde da Família (USF) São Judas Tadeu, no Loteamento Pérola Negra, começou a receber os usuários que realizaram o pré-cadastro nas oito unidades de saúde da região. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Durante a abertura dos atendimentos, a prefeita Débora Regis visitou a estrutura montada e conversou com a população. “Estamos avançando no compromisso de garantir acesso digno e eficiente à saúde para a nossa população. O Lauro Fila Zero é mais uma ação concreta para cuidar de quem mais precisa, reduzindo as filas e promovendo mais qualidade de vida. Nesta etapa, estamos acolhendo cerca de 300 pessoas por dia e realizando em torno de 1.200 exames e procedimentos diários, como parte do nosso esforço para atender a quem mais necessita”, ressaltou a gestora.
O primeiro dia de atendimento foi marcado por grande participação popular. Moradores como Manoel Salvador, de 68 anos, elogiaram a ação. "Essa iniciativa veio em boa hora. É uma resposta às necessidades da nossa comunidade", afirmou. Maria Josefina, de 69 anos, comemorou a realização de um exame de ultrassonografia aguardado há meses.
O espaço de atendimento foi cuidadosamente planejado para garantir conforto e dignidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A estrutura conta com salas climatizadas, duas carretas adaptadas para exames e consultas, recepção, banheiros químicos e uma área dedicada à coleta de exames laboratoriais. Pacientes submetidos a exames laboratoriais recebem ainda um lanche especial.
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